Como planejar adequadamente a iluminação de salas de jantar

Postado Por Philuz / Sala de Jantar / decoração, iluminação, lâmpada, sala de jantar /

Um bom projeto de decoração está diretamente ligado a um bom plano de iluminação. Para planejar adequadamente, é fundamental determinar o objetivo do espaço. Com esse ponto definido, é possível saber o que e como iluminar de forma funcional e bonita.

 

A iluminação depende da escolha da lâmpada certa. Existe uma luz mais adequada para cada ambiente, o que influencia diretamente no conforto visual. As lâmpadas mais usadas em residências são: incandescentes comuns e halógenas, fluorescentes e de LED. Além de conhecer os benefícios de cada uma, é importante levar em conta também a temperatura de cor da lâmpada. Medida em graus Kelvin (K), tal temperatura exprime a “aparência” da luz que pode ir de uma cor amarelada (menor Kelvin) a uma luz branco-azulada (maior Kelvin). Por exemplo, para locais de relaxamento são indicadas as lâmpadas amareladas e para espaços de trabalho são indicadas luzes neutras ou azuladas.

 

Uma iluminação eficiente na sala de jantar permite enxergar o que está sendo servido na mesa e visualizar as pessoas que estão sentadas, além de conferir charme e elegância. Por isso, uma luminária sobre a mesa de jantar cai bem. É importante considerar o tamanho da mesa e a distância entre o lustre ou o pendente e a mesa. Por exemplo, para uma mesa muito comprida, é comum haver a necessidade de dois lustres ou pendentes que atendam toda a extensão do móvel.

 

Quando o material do tampo da mesa for refletor (vidro ou espelho), o recomendável é utilizar luminárias que emitam luz para cima (refletida/difusa), porque focos diretos podem causar ofuscamento. Sobre a altura, a distância mínima entre a base inferior da luminária e o tampo da mesa é indicado no mínimo 90 cm, para não atrapalhar a visão da pessoa que estiver sentada.

 

Confira exemplos de lustres e pendentes para sua sala de jantar:

 

1

2

3

4

5

6

7

Onde nós estamos? Clique para acessar o Google Maps