Evite erros na iluminação

Postado Por Philuz / Banheiro, Cozinha, Escritório, Interiores /

A iluminação de um ambiente pode ser um processo delicado e complicado na decoração de um ambiente. São muitos detalhes e questões importantes do processo que precisam estar alinhados com o gosto pessoal para tornar o local agradável.

 

1 – Um erro comum é permitir sombras em sancas de gesso. Isso ocorre quando as lâmpadas ficam muito espaçadas entre si, causando falha na continuidade da iluminação. Outro erro comum, também nas sancas, é fazê-las muito estreitas, possibilitando que o reator fique aparente.

 

sanca_aberta1

A não continuidade da luz não permite causar o impacto desejado da sanca

 

2 – Errar o tom da iluminação também é muito comum. Quartos e salas são ambientes para relaxamento, e pedem iluminação amarelada, que passa sensação de conforto e tranquilidade. Lâmpadas com luz branca podem, inclusive, causar insônia.

 

DSCN3140

Além de mal iluminada, essa sala usa o tom errado de luz, não observando a temperatura das cores.

 

3 – Totalmente ao contrário da sala, a cozinha necessita de iluminação intensa e direta. Economizar nas lâmpadas ou colocá-las indiretamente pode não render bons frutos. Aposte em iluminação fria, com lâmpadas azuladas, ideais para ambientes de trabalho e concentração.

 

IMG_1158

Apesar de bonita, esta bancada está mal iluminada e emprega o tom errado de luz

 

4 – Iluminar a escada pelo teto pode não ser recomendado. A iluminação ideal deve ser feita com spots na parede, à meia altura. É importante não ofuscar a visão de quem passar por ela e manter um interruptor em cada ponta da escada.

 

escada-de-fernanda-marques-casa-cor

Mesmo sendo lindo, este lustre é a única fonte de iluminação da escada, podendo ofuscar a visão das pessoas

 

5 – Os banheiros geralmente são ignorados ou negligenciados na maioria dos projetos, e com a iluminação não é diferente. O ideal é ter dois pontos de luz nos banheiros, em tons frios. É importante pensar na iluminação deste cômodo ainda durante o projeto, para evitar quebras na parede. Uma lâmpada para o espelho e outra para o cômodo pode ser suficiente.

camila_klein_apto75_f_008

Quanto mais pontos de luz no banheiro, melhor

6 – Um erro terrível está em empregar lâmpadas dicróicas acima de locais que gerem estadia prolongada – como camas, sofás e mesas – pois elas produzem muito calor físico, gerando desconforto em quem estiver sob elas.

 

Picture-32

As lâmpadas dicróicas podem aquecer o ambiente neste escritório, causando incômodo

 

Estes seis erros podem ser evitados com um pouco de informação e atenção, permitindo que a boa iluminação auxilie na decoração e seja útil e funcional para quem estiver sob sua influência. Iluminar da forma correta é mais importante do que simplesmente iluminar.

 

Onde nós estamos? Clique para acessar o Google Maps