O quarto é um local de refúgio, descanso e privacidade, por isso a decoração e iluminação devem ser aconchegantes e propícias para o local. Há luminárias e pendentes para todos os gostos, românticos, modernos, rústicos, entre outros. Mas além de escolher o tipo de decoração, você deve saber usar a iluminação a seu favor, evitando tons quentes ou claros demais, priorizando a iluminação indireta. Veja alguns tipos:
Lâmpadas de teto: elas são indicadas para quartos amplos ou com forro de gesso.
Lâmpadas para iluminação de cabeceira ou criado mudo: ótima opção para auxiliar na leitura e na hora de levantar no meio da noite, caso seja necessário, além de dar um charme especial. O mais importante é que elas sejam posicionadas de modo a evitar reflexos e ofuscar o campo de visão.
Luz embutida: Ela pode estar presente em guarda-roupas, armários ou prateleiras. Para esse fim, escolha lâmpadas que tenham uma boa reprodução da cor, evitando confusão visual na hora de escolher uma peça de roupa.
Spot de luz: Os spots de luz estão se tornando famosos. É uma excelente solução para uma iluminação direcionada, ideal para usar na sua penteadeira ou espelho para se maquiar. Eles devem ser posicionados de forma que evitem o ofuscamento.
Lustre ou pendente: Esses itens além de serem úteis, são o charme da decoração. Elas conferem uma iluminação mais suave e direcionada, cheia de estilo.
Veja algumas imagens: